É mês de arraiá (em casa). Dicas para estimular o idoso.
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 16 de jan. de 2020
- 1 min de leitura

No mês de junho acontece uma das comemorações mais animadas do ano, a Festa Junina! Que tal explorar esse tema com o objetivo de estimular o idoso com demência?
A primeira pergunta é: O idoso gosta de Festa Junina? Participa ou participava das festas? Tem familiaridade com o tema? Esses questionamentos são importantes para que a estimulação faça sentido.
A partir disso, escrevo abaixo algumas sugestões de atividades que podem ser feitas. São dicas gerais e que devem ser adaptadas para o perfil de cada idoso.
Quais são as tradições de uma Festa Junina? Através de uma conversa vocês podem listar as tradições dessa festa: quadrilha, fogueira, bandeirinha...
Quais são as comidas típicas? conversem sobre suas comidas típicas preferidas. A pessoa idosa tem habilidade na cozinha? Vocês podem lembrar de receitas e até mesmo cozinhar algo.
E as músicas de São João? Relembrem as músicas típicas que tocam nas festas, podem ouvi-las através de uma playlist já selecionada e até mesmo dançar.
O idoso é católico? Quais os santos que fazem parte dessa festa? Qual a data comemorativa de cada santo? o que cada um representa...
Textos que falam sobre a festa junina: vocês podem pesquisar juntos através da internet alguns textos e imagens relacionados ao tema.
Resgatem na memória alguma festa junina que já participaram e que ficou marcada, pode render uma boa conversa...
E você, do que mais gosta nas Festas Juninas?



Comentários