Você sabe a diferença entre autonomia e independência?
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 17 de set. de 2022
- 1 min de leitura

Grande parte dos idosos que atendo apresentam um certo grau de dependência necessitando do auxilio de um familiar/cuidador para diversas atividades do dia a dia. Um ponto de partida para um cuidado diferenciado em relação ao idosos é a gente entender os conceitos de autonomia e independência. Você sabe qual é a diferença? .
Autonomia é a capacidade do indivíduo de tomar suas próprias decisões, de governar-se. Já a independência é a capacidade de realizar as atividades sem precisar de ajuda de outra pessoa.
Há situações em que o idoso mesmo dependente em alguma atividade, pode ter autonomia para tomar suas decisões: “eu preciso de ajuda para caminhar, mas sei onde eu quero ir” e o contrário também vale: “eu me visto sozinha, mas tenho dificuldade de escolher qual roupa vestir”
Também vale ressaltar que existem graus de dependência:
Supervisão: O idoso realiza as atividades de forma independente, mas pode necessitar de alguma supervisão, além disso podemos incluir uma orientação verbal ou demonstração para que o idoso consiga realizar a tarefa sozinho.
Auxílio físico: O idoso necessita de ajuda que pode ser mínima, como uma mão para auxilia-lo a levantar até o máximo de ajuda como em pacientes acamados.
O mesmo idoso pode não precisar de ajuda em algumas atividades, necessitar de supervisão em outras e auxílio físico em outra, por isso é importante estar atento ao desempenho do idoso em suas atividades e assim oferecer o auxílio adequado em cada uma delas.
Em breve, escreverei algumas orientações gerais para o cuidador. Até mais!



Comentários