Vamos estimular?
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 22 de out. de 2019
- 1 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2020

Nós sabemos que muitos idosos deixam de realizar suas atividades de costume ou atividades que encontravam prazer e passam a maior parte do tempo em frente a televisão ou dormindo. Imagino que vocês conhecem alguém assim! Muitos familiares me procuram angustiados, pois ficam incomodados em ver pessoas que eram tão ativas, agora desmotivadas. Isso sem contar que algumas doenças fazem com que esta falta de motivação ou apatia fiquem ainda mais evidentes. Como por exemplo, em idosos com algum tipo de demência em que o desempenho nas atividades diárias vai ficando cada vez mais comprometido trazendo até mesmo um isolamento social.
Vou hoje mostrar para vocês, uma experiência muito interessante com uma paciente minha, que sempre gostou muito de atividades manuais. Sua casa é repleta de quadros, cerâmicas e diversos artesanatos todos feitos por ela. Atualmente apresenta um comprometimento na memória e já não tem mais a iniciativa para realizar tais atividades.
Fui procurada pelo filho para estimulá-la principalmente com enfoque cognitivo devido aos esquecimentos. Quando descobri esse grande interesse dela pelas artes, resolvi unir a minha atuação com algo que lhe traz prazer. Sendo assim a terapia fica muito mais agradável concordam?
Nós já realizamos diversas atividades manuais, algumas relacionadas com temas de Natal, Carnaval e Páscoa. Já pintamos alguns quadros e também fizemos esculturas com argila. Essas atividades por si só já trabalham diversos aspectos tanto cognitivos (percepção, atenção, memórias, planejamentos) como também físicos e emocionais.
Abaixo segue algumas imagens. Quem sabe isso pode despertar em vocês algumas idéias?
até breve!




Comentários