top of page
Buscar

Uso de um calçado seguro diminui risco de quedas em idosos.

  • Foto do escritor: Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
    Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
  • 28 de mai. de 2018
  • 1 min de leitura

Atualizado: 14 de mai. de 2020





ree

Eu estou sempre bastante atenta aos calçados que os idosos usam. Sabemos que um calçado seguro é muito importante para prevenir quedas em idosos.


Muitas vezes os idosos utilizam pantufas ou chinelos em casa, algumas mulheres saem de tamancos ou rasteirinhas pelas ruas que nós bem sabemos que são irregulares e cheias de buracos. Uma das dicas mais importantes é utilizar calçados presos no calcanhar para dar ainda mais estabilidade na caminhada. Os chinelos, pantufas, tamancos e rasteirinhas exigem duas tarefas ao mesmo tempo: manter o pé no calçado e dar o passo. Por isso vemos muitas vezes idosos arrastando os pés no chão facilitando os tropeços em tapetes ou desníveis.


Além disso, o calçado deve ser confortável e seu tamanho deve ser adequado ao pé. Observar os antiderrapantes na sola. Eles desgastam!


Muitos idosos tem dificuldades para amarrar ou calçar os sapatos tanto por um comprometimento físico quanto cognitivo, por isso o ideal é escolher sapatos fáceis de serem calçados ou amarrados. Hoje em dia temos muitas opções com velcros e elásticos.


Fiquem atentos aos calçados dos idosos!


Ah! Essas dicas também valem para vocês!


Até mais!

 
 
 

Comentários


bottom of page