OMS lança novas diretrizes para o acompanhamento de pessoas com demência.
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 14 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mai. de 2020

Você tem praticado atividade física? Tem uma dieta saudável? Fuma? Veja abaixo as orientações que podem atrasar ou retardar o início ou progressão da Demência.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou novas diretrizes para o seguimento de pessoas com demência. Estas diretrizes fazem parte do Plano de Ação Global da OMS sobre a resposta de saúde pública à demência 2017-2025.
Em todo o mundo, cerca de 50 milhões de pessoas têm demência e, um novo caso é diagnosticado a cada três segundos. O número de pessoas com demência deve triplicar até 2050.
O número crescente de pessoas com demência e seu significativo impacto social e econômico nos faz pensar em como ter atitudes que podem atrasar ou retardar o início ou a progressão da doença.
As novas orientações da OMS revelam que as pessoas podem reduzir o risco de desenvolver demência ao praticar exercícios físicos regularmente, controlar seu peso e ter uma dieta saudável, manter níveis saudáveis de pressão arterial, colesterol e açúcar no sangue.
Além disso orientam a redução e interrupção do consumo de bebidas nocivas ao organismo e também a cessação do tabagismo.
Quanto ao treino cognitivo, isto é, atividades que estimulam as funções cognitivas como atenção, memória e linguagem, a OMS ressalva que pode ser oferecido a idosos com cognição normal ou com comprometimento cognitivo leve focando principalmente no desempenho de atividades da vida diária.
Ainda destacam a importância da participação social e apoio social da comunidade. É comum os idosos, principalmente com alguma doença se isolarem e evitarem participarem de eventos sociais. A manutenção do contato social traz muitos benefícios portanto deve ser apoiada sempre e ao longo da vida.
Quais dessas atitudes já fazem parte do seu dia-a-dia? E o que você pode modificar?
Você pode ler o Plano de Ação Global da OMS na íntegra através do link:




Comentários