#OldLivesMatter
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 20 de nov. de 2019
- 1 min de leitura

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) em conjunto com sociedades e organizações científicas em geriatria e gerontologia do mundo inteiro, lança a campanha "Old Lives Matter", ação de sensibilização global sobre os direitos das pessoas com 60 anos ou mais.
⠀
Ageismo, idadismo ou etarismo são denominações dadas à discriminação que sofrem as pessoas por questão de idade, que se aumenta especialmente entre as pessoas idosas. Através de estereótipos relacionados ao envelhecer, os preconceitos em relação a saúde, a capacidade e empenho, entre outros, se traduz em forma de deboche, desrespeito, agressão e impaciência.
Existe somente uma forma de envelhecer? Há somente um lugar no qual a pessoa idosa deve ocupar? Você acredita que ficar dentro de casa é o único local possível para ela? Ela está velha demais para fazer o que sempre fez?
Essas crenças e idéias criadas acerca do envelhecimento e sobre a pessoa idosa afetam diretamente sua condição de vida, em termos de saúde, socialização, emprego e oportunidades em geral.
É importante e necessário criamos coletivamente outra relação com a velhice, tema fundamental de discussão entre todas as gerações.
Conheça mais sobre essa campanha através do perfil e site da @sbggoficial
fonte:



Comentários