Jogos no dia a dia da pessoa idosa
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 8 de out. de 2019
- 2 min de leitura

Familiares e cuidadores me perguntam frequentemente sobre o uso de jogos para estimular a pessoa idosa em casa.
Esse pode ser um ótimo recurso, porém deve ser adequado as capacidades do idoso para evitar frustrações e até mesmo facilitar o engajamento e motivação para jogar.
Escrevo abaixo algumas dicas gerais importantes que devem ser levadas em conta:
- Pergunte ao idoso se ele gosta de jogos e quais são os que está mais familiarizado. Esse já pode ser um bom caminho. Jogos que remetem a boas lembranças e sensações faz com que se sinta mais interessado em participar.
- Fique atento ao tamanho dos números e letras. É importante que seja legível. Cores contrastantes e imagens grandes e bem definidas também auxiliam bastante. Ah! E não utilize jogos com temas e desenhos infantis.
- As peças ou cartas são fáceis de manusear?
- Se é um jogo conhecido pelo idoso, você pode pedir para que ele te ensine a jogar. Caso ele esqueça alguma informação você pode ajudá-lo a resgatar. Explore ainda as lembranças que ele tem com esse jogo.
- Se for um jogo novo, leia as instruções e aprenda a jogá-lo antes para garantir que está adequado ao perfil do idoso levando em consideração as dicas acima. Evite possíveis frustrações e desânimo para novas oportunidades de jogar.
- O idoso compreendeu como se joga? Alguns jogos tem muitas etapas e regras. Você pode questionar se há alguma dúvida e até mesmo fazer uma rodada teste.
- Na dúvida de qual jogo é adequado para o idoso que você acompanha, inicie com os jogos que ele já conhece, jogos simples, poucas regras e tempo curto de duração.
*O terapeuta ocupacional é o profissional que avalia a pessoa idosa inserida em todo o seu contexto e indica, orienta e adapta as atividades para facilitar o seu desempenho no dia a dia*



Comentários