top of page
Buscar

Falta de tempo para estimular o idoso?

  • Foto do escritor: Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
    Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
  • 17 de dez. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de mai. de 2020




ree

Muitas vezes escuto familiares ou mesmo cuidadores relatando a dificuldade e falta de tempo para estimular o idoso devido as inúmeras atividades domésticas que precisam realizar.

Vocês já pararam para pensar que durante a realização dessas atividades vocês podem incluir o idoso? E que além de ser um estímulo para ele também pode ser uma diminuição da sobrecarga para você?


Como já falei anteriormente, o fato do idoso apresentar uma certa dependência devido a uma doença degenerativa por exemplo, não quer dizer que ele está completamente dependente e pode sim, a partir de uma avaliação, desempenhar tarefas simples.

Mas Mariana, como faço para fazer essa avaliação das capacidades e dificuldades?


Caso você não tenha ainda um profissional Terapeuta Ocupacional que acompanhe o idoso para para orientar toda a familia/cuidador, vale uma dica rápida: comece oferecendo tarefas simples.


Inicie com pedidos simples, frases curtas e claras, e a partir das respostas, vá solicitando outras tarefas com um grau de dificuldade maior dentro da mesma atividade. Você pode até se surpreender e perceber que em alguns momentos acabamos subestimando suas capacidades.


Vou dar alguns exemplos aqui:


- Você pode solicitar ajuda para fazer algo na cozinha como pegar um utensílio ou um alimento, colocar a toalha na mesa. Ao fazer um bolo pode solicitar que adicione o leite ou a farinha. É capaz de quebrar um ovo? por que não solicitar? Consegue colocar a comida no prato? Deixe-o se servir. Na cozinha vale ressaltar a importância de ficar atento com fogão e materiais cortantes, ok?


- Você pode solicitar que o idoso o auxilie a pendurar a roupa no varal: - Me dê, por favor, a calça preta. Agora pegue a blusa vermelha, a calcinha branca. Você também pode solicitar que ao retirar a roupa do varal o idoso o ajude a dobrar, por exemplo.


- No banho, com a sua presença e supervisão, consegue lavar o cabelo? Lavar ou secar pelo menos alguma parte do corpo? Colocar a pasta na escova? Pentear o cabelo?


- Regar as plantas, esticar a roupa de cama, escolher a roupa que irá usar no dia...são tantas atividades não é mesmo?


É importante ressaltar que essas atividades devem ser sempre supervisionadas por vocês para se caso o idoso necessite de auxílio você estará presente para para orientá-lo.


Espero ter ajudado!


Até mais!



ree

 
 
 

Comentários


bottom of page