Dia Mundial da Doença de Alzheimer
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 25 de jan. de 2020
- 1 min de leitura

Hoje, dia 21 setembro é o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, data em que se marca a necessidade conscientização da sociedade, sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado oferecido, bem como do apoio e suporte aos familiares e cuidadores das pessoas que vivem com a doença de Alzheimer.
O conhecimento é uma das formas mais efetivas para reduzir o estigma que ainda permeia nossa sociedade em relação as pessoas acometidas pela doença.
Falar sobre a doença e suas fases, o declínio funcional ao longo do tempo e alterações de comportamento que podem ocorrer são de extrema importância, mas hoje eu quero chamar a atenção para a pessoa que é portadora da Doença de Alzheimer, muitas vezes invisível frente ao diagnóstico da doença.
Quem é essa pessoa para além da doença, qual é a sua história? Seus desejos e prazeres? quais habilidades e potencialidades ainda estão preservadas? De que forma podemos tornar o seu dia a dia agradável, estimulante, potente e que traga bem - estar? A manutenção dos papéis ocupacionais e o envolvimento em atividades significativas são essenciais para preservar a identidade, bem-estar e pertencimento.
Que não apenas hoje, mas todos os dias a singularidade de cada indivíduo seja preservada para além do seu diagnóstico.



Comentários