top of page
Buscar

De que forma eu posso estimular o idoso na quarentena?

  • Foto do escritor: Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
    Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
  • 10 de fev. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 14 de mai. de 2020


ree

Com a chegada do Covid-19 no Brasil nossa rotina mudou repentinamente sendo necessária uma nova adaptação. Para os idosos, que estão dentro do grupo de risco da doença, o distanciamento social e a atenção aos cuidados com a saúde deve ser redobrada já que a doença pode evoluir de forma grave e até mesmo fatal. Pessoas com comorbidades, como diabéticos, doentes cardíacos e pulmonares, são as que sofrem mais.


Sabemos que muitos idosos, principalmente os mais dependentes, já convivem com o isolamento social antes da epidemia surgir. A partir da orientação de restrição de contato social, o isolamento se intensifica ainda mais pela falta do contato de parentes, amigos e profissionais que estavam mais próximos.


De que forma você pode estimular o idoso nessa quarentena?


As dicas abaixo servem para esse momento que estamos vivendo, mas pode se prolongar para quando essa epidemia passar. Escrevo algumas orientações gerais que devem ser adaptadas para cada idoso.


- Mantenha a rotina de autocuidado e incentive o idoso a realizar as atividades de autocuidado (banho, higiene pessoal, alimentação, vestuário...)da forma mais independente de acordo com suas capacidades. Auxilie, dê suporte, ajude somente no que for necessário.


- Estimule o idoso a participar das atividades do dia-a-dia: Chame o idoso para te ajudar nas tarefas de casa. Arrumar a cama, passar um pano, colocar roupas na máquina de lavar, auxiliar a estender a roupa no varal, colocar pratos na mesa, cozinhar...


- O que o idoso gosta de fazer? estimule e incentive a manutenção dessas atividades. Pode ser alguma atividade manual, leitura, dança, ouvir música, jogar baralho ou outros jogos, cuidar das plantas...


- Reserve um tempo do dia para realizar alguma atividade física: Convide o idoso para realizar caminhadas pela casa, tomando todos os cuidados para evitar quedas. Levantar os braços, movimentar as pernas, levantar da cadeira... O idoso já é acompanhado por um fisioterapeuta e o atendimento presencial foi interrompido? Peça algumas orientações, permaneça com os estímulos que já foram orientados, atualmente é possível fazer teleatendimento.


- Mantenha o contato com familiares e amigos por telefone ou vídeo: atualmente essa é a forma de minimizar a saudade e a distância.


- Converse com o idoso: Aproveite situações do dia-a-dia para iniciar conversas, utilize também recursos como fotos, livros, filmes e jornal para estimular esse momento.


- Propicie momentos de descanso: Fique atento aos momentos em que o idoso sinaliza necessitar de pausas para descanso.


Espero ter ajudado. Qualquer dúvida me escreva.


Até a próxima











 
 
 

Comentários


bottom of page