Como tornar a casa do Idoso mais segura? Dicas para evitar quedas no ambiente domiciliar.
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 21 de mai. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de jun. de 2020

Dia 24 de junho é o dia Mundial de Prevenção de Quedas, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as consequências das quedas, especialmente em idosos, população com maior risco.
Segundo as pesquisas, a maioria das quedas ocorre dentro de casa e durante atividades habituais. Nessa primeira postagem da semana, vou listar abaixo algumas dicas gerais de mudanças e adaptações no ambiente doméstico que podem reduzir o risco de quedas
· Mantenha os ambientes sempre iluminados e com interruptores em pontos de fácil acesso: um ambiente bem iluminado ajuda a visualizar os obstáculos pelo chão.
· Locais de passagem devem estar livres de móveis e objetos: mesinhas de centro, brinquedos dos netos, vasos de plantas... aqui também vale os fios e extensões soltos pelo chão.
· Retire os tapetes principalmente em áreas de circulação frequente: se não for possível fixe antiderrapante neles.
· Mantenha ao alcance do idoso os objetos que ele utiliza com maior frequência. Essa é uma mudança importante, pois evita o uso de banquinhos e escadas.
· Durante a noite deixe uma luz acesa. Se não for possível, facilite o acesso ao abajur ou ao interruptor.
· Coloque corrimão nas escadas e se possível fita antiderrapante nos degraus. Há também sinalizadores que podem ser colocados nos degraus para auxiliar quem tem déficit visual.
· Evite encerar o chão ou utilizar outro produto que o deixe escorregadio.
Na próxima postagem, escreverei algumas orientações mais específicas para cada ambiente da casa.
Até mais!



Comentários