A música no dia a dia de idosos com demência.
- Mariana Pietra - Terapeuta Ocupacional
- 18 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de jul. de 2020
Recentemente fiz uma postagem no instagram indicando o documentário Alive Inside que aborda o quanto a música desperta sentimentos e lembranças em idosos com demência.
Aproveito então para sugerir algumas formas de utilizar a música como um recurso para estimular o idoso com demência:Aproveito então para sugerir algumas formas de utilizar a música como um recurso para estimular o idoso com demência:
- Crie junto com o idoso uma lista de músicas preferidas para que vocês possam ouvir juntos em algum momento do dia.
- Pergunte para o idoso (ou familiar) quais são as suas músicas preferidas e quais estão relacionadas a momentos marcantes de sua vida.
- Selecione músicas relacionadas a festividades como Carnaval, Festa Junina, Natal: é possível resgatar em que época costumamos ouvir essas músicas, sobre o que se trata essa festividade, quais as lembranças desses momentos...
- Completar letras de música conhecidas: pode ser cantando ou você pode escrever a letra e deixar espaços em branco para ser preenchido. A escolha depende do perfil do idoso.
- Aproveite para explorar quem é o cantor, quais são suas outras composições, que estilo musical ele toca...
- O idoso toca ou tocava algum instrumento? tem em casa? Você pode estimular o uso do instrumento da forma que for possível. Também é possível improvisar/confeccionar algum instrumento para acompanhar a música como colocar feijão/arroz dentro de uma garrafinha de água e formar um chocalho.
- Que tal dançar? aproveite para explorar os movimentos e lembranças de coreografias da época
De que forma a música faz parte da sua vida?
Por muito tempo eu trabalhei em parceria com o musicoterapeuta Paulo Bittencourt do Escutas Criativas.Para quem se interessa em conhecer mais sobre o tema, vale a pena conhecer seu trabalho que é de muita sensibilidade e competência no instagram @escutascriativas.



Comentários